quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


 Uso das tecnologias no currículo 

Como experiência de trabalho utilizando as TICs, posso constatar que essas ferramentas são importantes para que a escola mude o conceito de aprender, distanciando-se cada vez mais da reprodução ou memorização de conteúdos disciplinares, dando lugar a compreensão e aplicação do conhecimento. A escola passa a ser para o aluno um lugar agradável, mais próximo da realidade social. Através de projetos as TICs dão suporte físico a realização de atividades que motivam e envolvem os alunos, de forma que todos se envolvam, participem, tornando a aula prazerosa. Esses aspectos são notados na minha escola no Projeto Autonomia, onde a Professora Claudete Fernandes, além de usar os DVDs do curso, faz uma ponte com o LIED, trazendo periodicamente os alunos para complementação dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Ela seleciona com cuidado as ferramentas que serão necessárias e orienta seus alunos na busca pela realização das tarefas propostas. Foi um trabalho muito bom, os alunos estão com o desenvolvimento cognitivo aflorado, lembrando que como fazem parte desse Projeto, eram alunos taxados de “fracos”.
Currículo

             
              O currículo compreende a construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais,políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas.(Lima, pág.9)
              Quando um currículo acontece integrado a tecnologias, com clareza de interesse pedagógico voltado para o desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender,teremos contribuições significativas. Com essa integração teremos mudanças na aprendizagem, tornando a sala de aula um lugar de experiência, de ensino e de formação de cidadãos com vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
              A interação entre currículo e tecnologia pode ser eficaz através do design educacional (ALMEIDA E PRADO,2008) no qual forma e conteúdo, tecnologia e educação, se inter-relacionam e constituem o currículo construído na ação com a intenção explícita de favorecer ao aluno a aprendizagem significativa em um processo dialógico, que trabalha com o conhecimento em rede numa abordagem construtiva e sócio-interacionista.
              “Portanto adotar a concepção de design educacional como base de prática pedagógica com o uso de tecnologias proporciona a interação de diferentes mídias ao currículo com foco na aprendizagem do aluno, em sua realidade de vida, interesses e preferências de aprendizagem (CAVELLUCCI e VALENTE, 2004).
              Os projetos são desenvolvidos no âmbito do currículo através da interdisciplinariedade, pois estes, permitem romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem.


Referências:

*Indagações sobre currículo: currículo e desenvolvimento humano [Elvira Souza Lima]. - Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2007, p.9

*ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B.
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.
Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008.

*Prado, M. E. B. B.
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações
In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação.
Brasília, DF: SEED/MEC, 2005.

HIPERMÍDIA