terça-feira, 10 de novembro de 2009

Hipertexto é e serve para....

“Tecnicamente, um hipertexto é uma rede composta de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, seqüências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos. Os nós não estão ligados linearmente, como em uma corda ou como nos elos de uma corrente mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Juntamente com o visualizador (browser) representa um tipo de sistema para a organização de conhecimentos ou dados, aquisição de informações e comunicação (Lévy, 1993, p. 33).” http://www.unicamp.br/~hans/mh/arquitet.html O hipertexto dá acesso rápido e abundante a informações diretamente ligadas a assuntos e elementos localizados em diversos pontos do texto. É uma forma de leitura diferenciada, não linear e dependente de vários elementos formando uma rede de informação complexa. Pontos interessantes sobre o hipertexto A internet foi inspirada, basicamente, no hipertexto criado por Ted Nelson em 1965. Visionário, Ted acreditava na possibilidade de se escrever textos e publicá-los, num formato não linear, para ser lido em qualquer ordem. http://icommercepage.wordpress.com/2009/02/10/a-origem-do-hiper-texto-web-html-e-url/ Escolhi esse ponto, pois foi a partir da ideia do hipertexto que mais tarde surge a rede mundial de computadores(1990), com a contribuição de Ted Nelson.

Navegando pelo hipertexto, minhas percepções..

Ao navegar no hipertexto pude observar as variedades de opções para se fazer uma leitura e os caminhos para se aprofundar na pesquisa através dos links disponíveis. A princípio navegar no hipertexto é atrativo e convidativo, pois a disponibilização dos assuntos se faz de modo diferenciado da leitura em livros. O fato de termos diversos recursos para o aprimoramento do conhecimento é o que mais me empolga. O hipertexto tem links com assuntos que fazem ponte com o pesquisado. Para que não fugisse muito do meu objetivo, procurei explorar apenas os links que a princípio me despertaram interesse e voltava ao hipertexto para retormar a leitura de onde parei. Os links que acessei me proporcionaram acrescentar dados pertinentes ao que estava estudando. É notório que para isso tive que estabelecer uma linha de raciocínio para que fugisse dos meus objetivos. A praticidade de ter um vasto material de pesquisa a um click é o que mais me deixa empolgada. a gente vai e volta em trechos com muita rapidez e economia de tempo. Se tiver algo de relevância que precisamos registrar, basta apenas copiar e colar numa pasta. Realmente, o hipertexto é um estímulo para leitura e escrita. Fazendo uma comparação com a utilização de livros, o hipertexto proporciona acessibilidade, movimento, cores, figuras,...é um universo mais rico para ser explorado.

Quem sou eu como professor e aprendiz?

Enquanto professor procuro ter uma relação de integração com meus alunos, onde a troca de conhecimentos é valorizada e o aluno sente-se a vontade para expor suas ideias e intenções. Acredito que é nessa relação professor-aluno que se constroe um aprendizado rico. O aluno sente-se participante contribuindo com o seu saber e mais seguro quando se depara com um ambiente democrático. Enquanto aprendiz sou bastante observadora e costumo relatar experiências e ou conhecimentos quando solicitada. Valorizo o trabalho em conjunto, pois é um momento onde há o relato de experiências bem sucedidas ou não. Saber compartilhar e estar aberto a sugestões e ou críticas é um exercício importante para o crescimento pessoal e intelectual. Adquirir novos conhecimentos ou repensar sobre os conhecimentos já adquiridos nada mais é do que a dinamização do aprendizado.