quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


 Uso das tecnologias no currículo 

Como experiência de trabalho utilizando as TICs, posso constatar que essas ferramentas são importantes para que a escola mude o conceito de aprender, distanciando-se cada vez mais da reprodução ou memorização de conteúdos disciplinares, dando lugar a compreensão e aplicação do conhecimento. A escola passa a ser para o aluno um lugar agradável, mais próximo da realidade social. Através de projetos as TICs dão suporte físico a realização de atividades que motivam e envolvem os alunos, de forma que todos se envolvam, participem, tornando a aula prazerosa. Esses aspectos são notados na minha escola no Projeto Autonomia, onde a Professora Claudete Fernandes, além de usar os DVDs do curso, faz uma ponte com o LIED, trazendo periodicamente os alunos para complementação dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Ela seleciona com cuidado as ferramentas que serão necessárias e orienta seus alunos na busca pela realização das tarefas propostas. Foi um trabalho muito bom, os alunos estão com o desenvolvimento cognitivo aflorado, lembrando que como fazem parte desse Projeto, eram alunos taxados de “fracos”.